1 - Competência não é o mais
importante
Não é só talento e trabalho
duro que garantem seu emprego, mas a percepção que a companhia tem sobre você.
Para descobrir isso, tente se olhar como se fosse o dono da empresa. Será que
você é alguém que está alinhado com os interesses e políticas da companhia?
Você trabalha com entusiasmo e senso de propriedade, ou está pensando apenas em
pegar seu salário no fim do mês?
2 - Os otimistas se saem melhor
Você tem todo o direito de ser
do tipo que sempre enxerga o copo meio vazio. Acontece que as empresas costumam
valorizar mais os otimistas, que, geralmente, passam a ideia de ser mais
bem-sucedidos.
3 - Sua mesa diz quem você é
O visual de seu espaço de
trabalho deve refl etir seu profi ssionalismo, não seu estilo pessoal. O dono
de uma mesa bagunçada corre o risco de ser visto como um profi ssional caótico.
Por outro lado, uma mesa vazia pode passar a mensagem de que a pessoa está só
de passagem ou, pior, que não trabalha ali.
4 - Proteja seu 'novo eu'
Você decidiu mudar de postura
para melhorar sua situação no trabalho? Perfeito! Mas não entre em detalhes
quando vierem perguntar por que você parece tão diferente. Diga apenas que
percebeu como gosta do que faz. É o que eu chamo de proteger seu 'novo eu'.
Isso é importante até que a mudança se torne consistente e a empresa perceba
que você realmente amadureceu.
5 - Seu chefe é seu parceiro
mais importante
Pense em seu chefe como aquele
que tem o maior poder sobre a sua carreira dentro da empresa. Se você não é
capaz de trabalhar em parceria com o chefe, quem garante que vai conseguir
estabelecer bons relacionamentos com os colegas de trabalho e os clientes? Pode
estar certo de que é isso que o chefe do seu chefe vai começar a se perguntar
caso perceba que você não se dá bem com seu superior.
6 - A fofoca pode fazer você
ser visto como traidor
Para se proteger, evite ser
visto na companhia de pessoas que são reconhecidas como fofoqueiras, mesmo que
esteja apenas ouvindo o que elas estão dizendo. E se por acaso não conseguir
brecar uma indiscrição, saia-se com um:
- Nossa, eu não iria gostar que
alguém falasse isso de mim ou eu acredito que essa pessoa preferiria que isso
fosse mantido em segredo. Se for o caso, saia de perto, mesmo que essa atitude
signifique angariar antipatias. Lembre-se que, mais dia menos dia, você também
vai 'virar assunto'.