Como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC irá contribuir para a melhoria da educação no Brasil?
Uma das
razões do baixo desempenho dos alunos brasileiros em avaliações nacionais e
internacionais é a ausência de indicações claras do que os alunos devem aprender
para enfrentar, com êxito, os desafios do mundo contemporâneo.
A adoção de
uma Base Nacional Comum Curricular – BNCC enfrenta diretamente esse problema.
Ao indicar com precisão as competências que os alunos devem desenvolver e os
conteúdos essenciais para seu desenvolvimento, a Base Nacional Comum Curricular
– BNCC dará, às escolas e aos professores, clareza sobre o que seus alunos
devem aprender – e o que devem ser capazes de fazer com esse aprendizado.
Espera-se
que a Base Nacional Comum Curricular – BNCC ajude a superar a fragmentação das
políticas educacionais e que possibilite o fortalecimento do regime de
colaboração entre as três esferas de governo.
Que seja
também balizadora da qualidade da educação, isto é, da garantia do direito dos
estudantes a aprender e a se desenvolver, contribuindo para o alcance das metas
do Plano Nacional de Educação (PNE).
Qual a diferença entre Base Nacional Comum Curricular – BNCC e currículo?
A Base
Nacional Comum Curricular – BNCC é uma referência nacional obrigatória, mas não
é o currículo. Seu papel será justamente o de orientar a revisão e a elaboração
dos currículos nos estados e nos municípios.
A Base
Nacional Comum Curricular – BNCC estabelece os objetivos que se espera que os
estudantes venham a atingir, enquanto o currículo define como alcançar esses
objetivos. De maneira simples, é possível afirmar que a Base Nacional Comum
Curricular – BNCC indica o ponto aonde se quer chegar. O currículo traça o
caminho até lá.
As redes de
ensino têm autonomia para elaborar ou adequar os seus currículos, de acordo com
o estabelecido na Base Nacional Comum Curricular – BNCC – assim como as escolas
têm a prerrogativa de contextualizá-los e adaptá-los a seus projetos
pedagógicos.
Um exemplo
prático disso vem da disciplina de Ciências. Se a Base Nacional Comum
Curricular – BNCC estabelecer que um dos conteúdos for o conceito de cadeia
alimentar, cada rede e cada escola terá liberdade para escolher, entre outros
aspectos, os ecossistemas que utilizará como referência ao tratar do tema.
Assim, uma
rede de ensino da região Norte poderá abordar as cadeias alimentares em
ecossistemas da Amazônia; do Nordeste, na caatinga; do Centro-Oeste, no
cerrado; do Sudeste, na mata atlântica; do Sul, no pampa. E assim por diante.
Qual é o objetivo da Base Nacional Comum Curricular – BNCC ?
Elevar a
qualidade do ensino em todo o Brasil, indicando com clareza o que se espera que
os estudantes aprendam na Educação Básica.
A Base
Nacional Comum Curricular – BNCC tem o objetivo também de promover equidade nos
sistemas de ensino, isto é, de promover o direito de aprendizagem da totalidade
dos estudantes de todas as unidades da federação, de escolas públicas e
privadas, do interior e das capitais, das zonas rurais e urbanas, das áreas
nobres e das periferias das grandes cidades.
Fará isso
por meio de uma referência comum obrigatória para todas as escolas do país,
respeitando a autonomia assegurada pela Constituição aos entes federados e às
escolas.
O que é a Base Nacional Comum Curricular – BNCC?
É um conjunto
de orientações que deverá nortear os currículos das escolas, redes públicas e
privadas de ensino de todo o Brasil. A Base Nacional Comum Curricular – BNCC
trará os conhecimentos essenciais, as competências e as aprendizagens
pretendidas para as crianças e jovens em cada etapa da Educação Básica em todo
país.
O documento
conterá:
• Competências gerais que os alunos devem desenvolver em todas as áreas;
• Competências especificas de cada área e respectivos componentes curriculares;
• Conteúdos que os alunos devem aprender e habilidades a desenvolver a cada etapa da Educação Básica da Educação Infantil ao Ensino Médio.
• A progressão e sequenciamento dos conteúdos e habilidades de cada componente curricular para todos os anos da educação básica.
• Competências gerais que os alunos devem desenvolver em todas as áreas;
• Competências especificas de cada área e respectivos componentes curriculares;
• Conteúdos que os alunos devem aprender e habilidades a desenvolver a cada etapa da Educação Básica da Educação Infantil ao Ensino Médio.
• A progressão e sequenciamento dos conteúdos e habilidades de cada componente curricular para todos os anos da educação básica.
Quando a Base Nacional Comum Curricular- BNCC estará em sala de aula?
A Base
Nacional Comum Curricular – BNCC deverá ser implementada em até dois anos após
a sua homologação. É importante destacar, porém, que a Base propriamente dita é
um documento orientador da Educação Básica.
Assim,
chegará às salas de aulas por meio dos currículos, da formação de professores e
da elaboração de livros didáticos, entre outras formas, uma vez que toda a
Educação Básica brasileira passará a ser referenciada à Base. A partir de 2017,
o MEC iniciará um diálogo com as redes de ensino sobre as principais etapas de
implementação e sobre a preparação necessária.
Nos dois
anos que antecederem a implementação em sala de aula, deverá ocorrer a
adaptação dos currículos locais, seguindo as orientações da Base Nacional Comum
Curricular – BNCC (pelas diferentes redes de ensino); a implantação de
programas de formação de professores em serviço, para adoção da Base; a
adaptação do material didático e a criação de novos recursos pedagógicos
alinhados à Base Nacional Comum Curricular – BNCC ; a revisão das matrizes de
avaliação, entre outras etapas fundamentais para que a Base possa ser
implementada com qualidade.
Quem irá fazer a formação dos professores?
Antes que as
diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC entrem nas salas de aulas,
haverá formação continuada para os professores e gestores em serviço. A
formação continuada será fundamental para garantir que os professores estejam
preparados e seguros para lidar com a Base e com os novos currículos.
Embora a
implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC seja prerrogativa dos
sistemas e das redes de ensino, a dimensão e a complexidade da tarefa vão
exigir que União, DF, Estados e Municípios somem esforços.
Na
perspectiva dessa colaboração, a primeira tarefa do MEC deverá ser o
alinhamento da formação de professores, tendo em vista a adoção da Base
Nacional Comum Curricular – BNCC.
Os professores precisarão passar por alguma formação específica?
Os
professores de todo o Brasil deverão participar de formações continuadas para
que conheçam a Base Nacional Comum Curricular – BNCC , assim como seu papel no
sistema educacional do país e as mudanças propostas pelo documento. As
formações continuadas deverão garantir que os professores estejam preparados
para ensinar conforme as orientações previstas na Base.
E então
gostou? Comente: Como a sua Escola já está se preparando para as mudanças que
estão chegando com a implantação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC ?
As informações sobre a Base Nacional Comum
Curricular -BNCC foram extraídas do site: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/