Professor de Escola Pública
tornou-se uma profissão arriscada!
Todos os dias recebo muitos e-mails
de Professores de Escola Pública. A grande maioria desses e-mails referem-se às
agruras de terem de lidar com alunos indisciplinados e com uma gestão omissa.
PROFESSOR DE ESCOLA
PUBLICA
Infelizmente esta é a realidade de boa parte dos Professores de Escola Pública pelo Brasil afora.
Infelizmente esta é a realidade de boa parte dos Professores de Escola Pública pelo Brasil afora.
Em um desses e-mails um
Professor de Escola Pública, relata as afrontas que sofria diariamente por
parte dos alunos de fundamental II em uma Escola da periferia.
O nível de estress deste
Professor de Escola Pública estava nas alturas. Era relatado também o estress dos colegas que ao tentarem dar
parte na polícia devido a uma situação em que um aluno agrediu verbalmente um Professor,
foram aconselhado a não fazê-lo pois por tratar-se de aluno menor a queixa se
voltaria contra o Professor.
Em outro e-mail recebo relatos
de Professor de Escola Pública que
sofreu agressão física, outro Professor
de Escola Pública teve seu carro depredado e foi parar no hospital . Ou seja,
para muitos, ser Professor de Escola Pública é uma profissão de risco!
Qual seria a solução? Tirar o
Professor da Escola Pública, ou mudar a Escola Pública?
Bem, os fatores que contribuem
para esta situação nas Escolas Públicas são os mais diversos, alguns estão fora
da alçada e do poder do Professor e da Escola, outros, porém podem ser
minimizados e/ou evitados com a implementação de determinadas medidas.
Para que neste ano, você não
passe por situações de constrangimento, violência, agressão e estress, ou se
passar saiba como minimizá-las ou até mesmo a evitá-las, propomos abaixo
algumas ações que tanto você quanto a sua Escola Pública ou não, poderão implementar,
garantindo assim um ano letivo mais produtivo e mais seguro:
Quanto a Gestão de Escola
Pública:
• criar regras e procedimentos
claros quanto às ações disciplinares
• ter elaborado um plano
consistente de Educação Continuada para a Equipe de Professores e Equipe de
Apoio
• Acompanhar a implementação
das ações do PPP e do Planejamento Anual.
Quanto ao Professor de Escola
Pública:
A queixa central dos
Professores de Escola Pública do Fundamental II e Ensino Médio, é que, como os
alunos não veem sentido na Escola tratam com descaso o aprendizado e o
Professor, e por esta razão, inviabilizam que o trabalho do Professor alcance
resultados positivos.
Aqui vale ressaltar que , o
indivíduo não se vê realizando sonhos de vida (futuro) e por esta razão ele
vive o “ agora”, o “ presente”.
Esta visão imediatista da vida
faz com que o “ amanhã” não seja pensado ou planejado. Vive-se apenas o momento
e já que eles acreditam que esse momento é o único que importa, querem vivê-lo
em toda sua plenitude, causando assim um sem número de situações que muitas
vezes não tem volta e podem, inclusive comprometer o futuro.
O encaminhamento na Escola
Pública desta questão não ocorrerá de forma rápida e nem será fácil, porém já
que o aluno tem pelo menos 4 anos de Fundamental II e mais 3 anos de Ensino
Médio, totalizando 7 anos, é tempo mais que suficiente para ser trabalhado,
incutido e gestado sonhos de vida.
• A Escola Pública deve
trabalhar em sala Projeto de Vida (com ações para a realização dos sonhos)
• A Escola Pública precisa
trabalhar Biografias de gente comum que venceu na vida para debate em sala de
aula, e Biografias de pessoas famosas que tiveram uma vida humilde e que
venceram profissionalmente graças a força de vontade e muito estudo
• A Escola Pública pode trabalhar
Projetos de Empreendedorismo Social
Estas são pequenas sugestões
que você poderá levar em consideração na hora de planejar o ano letivo que
farão toda a diferença na vida dos seus alunos.
Ao longo do processo eles verão
a importância da Escola e do Professor como ferramenta primordial para tornar
possível a realização do Projeto de Vida.
(SOS Professor)