terça-feira, 14 de março de 2017

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO PUBLICA MUNICIPAL



A Gestão Pública Municipal tem inúmeros desafios a serem superados para poder levar a população serviços de qualidade, o Gestor Público ao compor sua equipe, precisa avaliar competência técnica, responsabilidade e o nível de conhecimento que sua equipe possui sobre os principais problemas locais para atender as necessidades sociais da forma mais correta possível.
A Gestão Pública Municipal eficiente baseia-se em princípios modernos, em prol da qualidade de vida da sociedade, e um dos princípios da Nova gestão Pública, ou Gestão Publica Gerencial é a aplicação do Planejamento Estratégico e sua importância na composição do quadro de colaboradores.
O Capital Humano, como é chamado o quadro de funcionários nesse novo modelo de gestão, busca a valorização das qualidades e competências individuais, por isso é chamado de capital, porque tem valor e dele depende o bom andamento de toda gestão, a gestão pública é executada por pessoas para o beneficio de pessoas (sociedade).

Para cumprir bem sua função, a administração pública – órgãos e entidades – deve possuir, além dos recursos adequados, o capital humano necessário de modo a atuar com eficiência, eficácia e efetividade, trazendo para a administração pública significativa melhoria de seu desempenho.

A sociedade, por sua vez, exige moralidade, profissionalismo e excelência por parte dos funcionários públicos, bem como por melhor qualidade de vida e redução das desigualdades sociais. O cidadão vem deixando, gradualmente, de ser sujeito passivo e passa a exigir, em níveis progressivos, melhores serviços, respeito à cidadania e mais transparência, honestidade, economicidade e efetividade no uso dos recursos públicos.

Levando em consideração as exigências citadas, a busca pelo aperfeiçoamento e pela profissionalização da administração pública assume papel fundamental para cumprir com os anseios da sociedade.

A nova administração pública tem como foco o atendimento das necessidades do cidadão. Para tanto, são empregados diversas ferramentas gerenciais, entre elas a mudança na postura estratégica das organizações públicas, não há mais lugar para o improviso, a gestão pública exige pessoal qualificado e disposto ao desenvolvimento de um trabalho de excelência, e é ai que entra o conceito de planejamento na gestão de um município.


OS TRÊS NÍVEIS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico é o começo de tudo, é a visão do futuro na organização da estrutura de trabalho, e designar corretamente cada colaborador exige um profundo conhecimento do capital humano disponível. As decisões tomadas no planejamento estratégico são de estrema responsabilidade e vão definir o sucesso ou o fracasso de uma gestão. Esse papel é único e exclusivo do Prefeito(a), ele(a) é a liderança na composição do planejamento tático (secretários e diretores).

PLANEJAMENTO TÁTICO
Enquanto o planejamento estratégico define os rumos de toda a organização, o planejamento tático tem um envolvimento mais limitado, a nível departamental. O planejamento tático é o responsável por criar as condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas.
Por se tratar de um planejamento mais específico, as decisões podem ser tomadas por pessoas que ocupam os cargos de diretoria ou gerencia, e podemos dizer que o planejamento tático é a execução do planejamento estratégico, ele traduz e interpreta o plano estratégico para transformá-lo em planos concretos.
Podemos dizer que dentro da organização publica municipal esse papel cabe aos secretários ou diretores.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL
O planejamento operacional é responsável pela execução das ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas. Neste planejamento os envolvidos são aqueles que executam as ações definidas pelo planejamento.
Aqui, todos os níveis da organização estão envolvidos e cuidam do acompanhamento da rotina, garantindo que todas as tarefas e operações sejam executadas com excelência, de acordo com os procedimentos estabelecidos, preocupando-se em alcançar os resultados específicos.

No nível operacional estão todos os funcionários, em todos os departamentos da administração pública.

PRINCIPAL ERRO NA COMPOSIÇÃO DOS DIVERSOS NÍVEIS DE GESTÃO:  Designar as pessoas certas para as funções erradas.

Lembrando sempre que o funcionário publico, seja ele concursado ou comissionado, dos níveis estratégico, tático ou operacional, é antes de mais nada, um funcionário do povo. E como tal, faz parte de uma grande engrenagem, todas as peças trabalhando juntas para o bem comum.
 
“Nossos objetivos somente podem ser alcançados através de um veículo de planejamento no qual acreditamos fervorosamente, e com o qual devemos vigorosamente atuar. Não existe nenhum outro caminho para o sucesso”. - Pablo Picasso

Pesquisa:
http://www.blogdaqualidade.com.br/a-diferenca-entre-o-planejamento-estrategico-tatico-e-operacional/
http://portal3.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2507576.PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários poderão passar por moderações para depois ficar visivel ao público, por isso utilize este espaço de forma consciente.
Obrigado.