quarta-feira, 20 de julho de 2016

É O QUE ACONTECE QUANDO O DICIONÁRIO VIRA CALÇO DE CARTEIRA

O e-mail que recebi começa assim:

"Aí vai um desafio para quem quiser testar seus conhecimentos de língua Portuguesa. Trata-se de um teste realizado em um curso na American  Airlines. Na frase abaixo deverá ser colocado 1 ponto e 2 vírgulas  para que a frase tenha sentido. 

PENSE antes de ver a resposta que está no final da página. Afinal,  assim não seria um teste.
Essa já é difícil para brasileiro. Imagine para americano..."

Entendeu? Daqui a pouco coloco a frase. A parte riscada não interessa à apresentação aqui no blog.

Vou só comentar que a idéia implícita é que a Língua Portuguesa é osso duro de roer e às vezes não entendemos uma ou outra comunicação por causa da sua estrutura.

Bem, eis a frase, para você que ainda não entrou em contato com esse e-mail.
" MARIA TOMA BANHO PORQUE SUA MÃE DISSE ELA PEGUE A TOALHA."

 Seguindo-se a orientação deixada na consígnia, você tem que encontrar na frase locais para se colocar "(1) ponto", que, como não está claro a que ponto se refere o autor da questão, devemos entender que seja o ponto-final, e "(2) vírgulas", levaremos em conta que o autor não nos deixa à vontade para colocarmos mais do que a quantidade de pontuação estipulada.

Aí vem nova recomendação para você não correr para o fundão do e-mail e olhar a resposta antes de tentar acertar e, enfim, após umas linhas em branco...

RESPOSTA :  Maria toma banho porque sua. Mãe, disse ela, pegue a toalha.

E após a resposta, a seguinte explicação:

A 'pegadinha' está no fato do uso do verbo suar, confundindo com o  pronome possessivo (sua).. A Língua Portuguesa é fogo, mesmo.

He! He! Para mim a pegadinha está em tudo. "Maria toma banho porque sua." e "Mãe, disse ela, pegue a toalha." deveriam ser escrito assim: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários poderão passar por moderações para depois ficar visivel ao público, por isso utilize este espaço de forma consciente.
Obrigado.