sexta-feira, 25 de setembro de 2015

UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA



Por meio da parceria com o Instituto Mauricio de Sousa tem sido possível contar com o apoio da Turma da Mônica para disseminar valores relacionados à democracia, participação social, respeito à diversidade, autoestima, responsabilidade cidadã e interesse pelo bem estar coletivo entre os alunos dos ensinos fundamental I.
O objetivo é estimular os futuros cidadãos a se envolverem com as questões sociais e proporcionar uma formação crítica, criando o ambiente necessário para que tomem consciência de seus direitos e deveres. Espera-se como resultado que se tornem adultos atentos aos atos dos governos e aptos a exigir transparência e efetividade dos governantes.

Seleção

Até a edição da portaria, a CGU e o Instituto Mauricio de Sousa faziam uma seleção de escolas a serem beneficiadas com a execução do programa.  Mas, com a nova regra, todas as escolas de um município ou estado incluindo-se os ensinos público e privado, poderão ter acesso ao programa focado no ensino da cultura ética e cidadã.
A inclusão das escolas no programa passa, a partir de agora, a ser feita mediante assinatura de um Termo de Adesão a ser encaminhado à unidade regional da CGU no Estado onde se situa a instituição interessada.
Os detalhes sobre o programa e sobre a edição 2014 do “Um por todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania” estão disponíveis no site da CGU, na seção Controle Social > Um por Todos e Todos por Um!.

Como Participar

Somente autoridade legal de ente governamental ou de instituição privada pode assinar Termo de Adesão com a CGU, uma vez que se faz necessária a responsabilização financeira pela impressão e distribuição do material didático, bem como pela execução do programa segundo as diretrizes da CGU.

Entretanto, você: aluno, pai, educador, interessado na execução do programa na sua comunidade, pode e deve procurar o prefeito, o governador, a Secretaria de Educação Municipal ou Estadual e sugerir a aplicação do programa na sua região. No caso de instituição privada, sugira a adesão ao corpo diretivo da instituição.
Confira os contatos da CGU em todas as capitais brasileiras para manifestação de interesse na adesão ao Programa ‘Um por Todos e Todos por Um’.

Mais informações escreva para umportodos@cgu.gov.br

(Site da CGU)

PRORROGADA INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DE DESENHO E REDAÇÃO DA CGU



A Controladoria-Geral da União (CGU) prorrogou o  prazo de inscrição e entrega dos trabalhos do concurso de desenho e redação até o dia 30 de setembro de 2015, envie seu desenho ou redação, participe!

Edições

 Em 2015, a Controladoria-Geral da União (CGU) realiza a 7ª edição do Concurso de Desenho e Redação. Com o tema “Pequenas Corrupções – Diga não”, o objetivo da iniciativa é despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses temas nos ambientes educacionais. A publicação do edital está prevista para março.
Na categoria “Desenho”, poderão participar alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Enquanto na categoria “Redação”, poderão participar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo alunos matriculados na modalidade jovens e adultos (EJA). O concurso é voltado a estudantes de escolas públicas e privadas do país.
Neste ano, a ideia do tema veio da campanha “Pequenas Corrupções – Diga Não”, lançada nas redes sociais da CGU, em 2014, com o objetivo de conscientizar os cidadãos para a necessidade de combater atitudes antiéticas – ou até mesmo ilegais –, que costumam ser culturalmente aceitas e ter a gravidade ignorada ou minimizada.
As peças da campanha buscam chamar a atenção e promover a reflexão sobre práticas comuns no dia-a-dia dos brasileiros, como falsificar carteirinha de estudante; roubar TV a cabo; comprar produtos piratas; furar fila; tentar subornar o guarda de trânsito para evitar multas; entre outras.


Premiação

O primeiro colocado de cada ano nas categorias Desenho, Redação I e Redação II, bem como o primeiro colocado da categoria Redação III:
I – Um netbook
II – Certificado de premiação e reconhecimento da CGU
O segundo colocado de cada ano das categorias Desenho, Redação I e Redação II, bem como o segundo colocado da categoria Redação III:
I – Um tablet
II – Certificado de premiação e reconhecimento da CGU
O terceiro colocado de cada ano das categorias Desenho, Redação I e Redação II, bem como o terceiro colocado da categoria Redação III:
I – Um smartphone
II – Certificado de premiação e reconhecimento da CGU
O professor responsável, cujo nome esteja no formulário do trabalho selecionado como primeiro colocado:
I – Um leitor de livro digital
II – Certificado de premiação e reconhecimento da CGU

Trabalhos Premiados

Na última edição do Concurso de Desenho e Redação, cujo tema foi “Acesso à Informação: Um Direito de Todos”, os primeiros colocados de cada categoria receberam certificado de premiação e um netbook; os segundos colocados, certificado e um tablet; e os terceiros, certificado e um smartphone. Os professores dos primeiros colocados ganharam um leitor de livro digital (e-Reader). No total, participaram do concurso cerca de 200 mil pessoas.
Em 2014, o envolvimento de alunos, professores, diretores e comunidade foi impressionante! O tema do acesso a informação mobilizou cerca de 196 mil alunos e 7 mil professores, em 594 municípios de todo o país. Os participantes produziram desenhos e redações criativas e as escolas desenvolveram planos de ação que mobilizaram toda a comunidade.


terça-feira, 22 de setembro de 2015

O MOMENTO PEDE CAUTELA




Depois de grandes empresas utilizarem mecanismos de férias coletivas e alternativas para driblar a crise econômica, foi a vez do poder público cortar na própria carne para evitar que as contas entrem no vermelho.

Prefeituras de todo o Estado têm tomado iniciativas para diminuir custos básicos, desde economia com água, luz, telefone e combustível, até demissão de servidores e redução de expediente e salários.

Todos sabem que o país enfrenta uma crise, os municípios estão sendo afetados a cada dia, o governo federal quer cobrar mais impostos e cortar gastos, enquanto isso, prefeituras cortam gastos e cargos para driblar a queda na arrecadação.

Acreditamos que a situação em nossa Martinópole não é tão diferente. Afinal estamos em território brasileiro. Então vamos falar um pouco sobre o que se passa por aqui.

O governo municipal de Martinópole enviou mensagem à câmara de vereadores propondo que a conta de energia das famílias em situação de vulnerabilidade fosse paga pelo o próprio município, porem a proposta não foi vista com bons olhos pela oposição ao governo. Um dos vereadores usou da estratégia política para apresentar outro projeto propondo a redução da taxa de iluminação pública para todos os consumidores. “-Menos mal se fosse apenas para os consumidores de baixa renda”. Agora com a situação em que o país se encontra só podemos concluir que, “NEM O MEL NEM A CABAÇA”.

Especialistas dizem que a ocasião merece cautela, perder mais receitas logo agora quando o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) vem sendo reduzido, onde as pequenas cidades que dependem quase que exclusivamente do referido recurso são as mais prejudicadas, isso poderá gerar problemas no futuro.

Atualmente o governo municipal mobiliza todas as secretarias para reduzir gastos. Seria contraditório ou idiotice do gestor tomar medidas apenas por impulso ou pressão.

Uma das estratégias e inovação seria o prefeito e os vereadores de Martinópole seguir o exemplo do Vereador Paulo Silveira (PMDB) de Acaraú, que propôs a redução do salário dos vereadores, seguindo o exemplo do prefeito Alexandre Gomes (PMDB), e do vice Edmundo Silveira (PMDB), que no dia 22/08/2015, anunciaram a redução em 30% dos seus proventos, bem como do secretariado. Aqui.

NACIONAL

A economia brasileira não anda bem e as perspectivas para o próximo ano não são muito animadoras. O mercado financeiro manteve a aposta de que o Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 ficará negativo neste ano, mas ampliou a avaliação negativa entre uma semana e outra, de queda de 1,03% para uma retração de 1,10%. Os dados são do Relatório de Mercado Focus divulgado no fim de abril pelo Banco Central.

Por Luciano Silva

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

DIVULGADO RESULTADO FINAL DO SPAECE DO ANO PASSADO



O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Educação Básica, divulgou no dia 29/06/15 os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica – SPAECE 2014.
De acordo com o resultado do SPAECE-Alfa (2º ano do Ensino Fundamental), dos municípios da abrangência da Regional Crede 4-Camocim, conseguiu alcançar a média de proficiência acima de 150 pontos, ficando no nível desejável e ocupando desta forma, o 2º lugar no Estado do Ceará, sendo superada somente pela Crede 6-Sobral. Martinópole alcançou a média de proficiência com 216 pontos e Indicador de Desempenho Escolar de Alfabetização-IDE 9,7, ficando acima da média Estadual e ocupando a segunda posição da regional, em primeiro lugar, ficou o município de Uruoca com 9,9 de IDE. Segue resultados de cada município:

Diante deste grande sucesso na alfabetização de nossas crianças, o Coordenador da Crede 4, Professor Wesley Cavalcante, parabeniza a todos os Gestores Municipais pelo esforço, empenho e compromisso de suas equipes pelo trabalho focado no tripé educacional: formação de professores, acompanhamento às escolas e avaliação da aprendizagem.
 “Mas o tempo não pára!”  Já é momento de traçarmos metas com foco nos novos resultados que queremos alcançar em 2015.

 Clique aqui para acessar o resultado do SPAECE de 2007 a 2014.

Fonte: Crede04