sexta-feira, 25 de setembro de 2015

UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA



Por meio da parceria com o Instituto Mauricio de Sousa tem sido possível contar com o apoio da Turma da Mônica para disseminar valores relacionados à democracia, participação social, respeito à diversidade, autoestima, responsabilidade cidadã e interesse pelo bem estar coletivo entre os alunos dos ensinos fundamental I.
O objetivo é estimular os futuros cidadãos a se envolverem com as questões sociais e proporcionar uma formação crítica, criando o ambiente necessário para que tomem consciência de seus direitos e deveres. Espera-se como resultado que se tornem adultos atentos aos atos dos governos e aptos a exigir transparência e efetividade dos governantes.

Seleção

Até a edição da portaria, a CGU e o Instituto Mauricio de Sousa faziam uma seleção de escolas a serem beneficiadas com a execução do programa.  Mas, com a nova regra, todas as escolas de um município ou estado incluindo-se os ensinos público e privado, poderão ter acesso ao programa focado no ensino da cultura ética e cidadã.
A inclusão das escolas no programa passa, a partir de agora, a ser feita mediante assinatura de um Termo de Adesão a ser encaminhado à unidade regional da CGU no Estado onde se situa a instituição interessada.
Os detalhes sobre o programa e sobre a edição 2014 do “Um por todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania” estão disponíveis no site da CGU, na seção Controle Social > Um por Todos e Todos por Um!.

Como Participar

Somente autoridade legal de ente governamental ou de instituição privada pode assinar Termo de Adesão com a CGU, uma vez que se faz necessária a responsabilização financeira pela impressão e distribuição do material didático, bem como pela execução do programa segundo as diretrizes da CGU.

Entretanto, você: aluno, pai, educador, interessado na execução do programa na sua comunidade, pode e deve procurar o prefeito, o governador, a Secretaria de Educação Municipal ou Estadual e sugerir a aplicação do programa na sua região. No caso de instituição privada, sugira a adesão ao corpo diretivo da instituição.
Confira os contatos da CGU em todas as capitais brasileiras para manifestação de interesse na adesão ao Programa ‘Um por Todos e Todos por Um’.

Mais informações escreva para umportodos@cgu.gov.br

(Site da CGU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários poderão passar por moderações para depois ficar visivel ao público, por isso utilize este espaço de forma consciente.
Obrigado.