terça-feira, 14 de julho de 2015

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES VAI SER MAIS LONGA E VOLTADA PARA A PRÁTICA DE AULA

A formação dos professores será mais longa e mais voltada para a prática em sala de aula. É o que define parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), que já foi homologado pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília, e que deverá ser colocado em prática em até dois anos, prazo para que os cursos em funcionamento se adequem às novas regras.
  
A homologação do parecer 2/2015 é parte do pacote de medidas adotadas pelo Governo no final do primeiro ano de vigência do Plano Nacional de Educação (PNE). Entre as mudanças está a exigência de uma carga horária maior para os cursos de licenciatura, que passam de 2,8 mil, o equivalente a três anos de formação, para 3,2 mil ou quatro anos de formação.
  
Para a segunda licenciatura, a duração é de 800 a 1,2 mil horas. Os cursos de formação pedagógica aos graduados não licenciados devem ter a duração de mil a 1,4 mil horas.
  
Os futuros professores terão durante todo o curso atividades práticas, além do estágio supervisionado nas escolas. “Há toda uma perspectiva de integração da educação básica e superior. Pensar a formação dos professores agora não é uma atribuição apenas das instituições de ensino superior, mas é uma parceria com a educação básica”, explicou o relator do parecer, Luiz Fernandes Dourado.
  
Sem nível superior

O parecer traz dados de 2013. Eles mostram que 25,2% do total de 2,14 milhões de docentes estão sem a formação em nível superior. A maior porcentagem está na educação infantil, que atende crianças de até seis anos de idade, onde 40% estão sem essa formação. O parecer é o primeiro passo para a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, prevista no PNE. A proposta do MEC para a Política está em consulta pública na Internet. O MEC está colhendo opiniões sobre cada uma das partes da proposta. A intenção é fortalecer o regime de cooperação entre União, estados e municípios para a formação de professores.
  
Entre as propostas em consulta está a de que estudantes que tenham financiado cursos de licenciatura possam pagar a dívida lecionando aulas em escolas públicas.


(agências de notícias)

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