domingo, 28 de dezembro de 2014

MAIS DE 90% CONCLUEM ENSINO MÉDIO SEM APRENDIZADO ADEQUADO DE MATEMÁTICA

Além de matemática, o aprendizado em português também apresentou
 queda de 2011 para 2013 Arquivo/Agência Brasil
No Brasil, mais de 90% dos estudantes terminaram o ensino médio em 2013 sem o aprendizado adequado em matemática, segundo o movimento Todos pela Educação. Tomando por base avaliações do Ministério da Educação, o movimento concluiu que apenas 9,3% desses estudantes aprenderam o conteúdo considerado adequado para o período. O índice é menor que o anterior, registrado em 2011, quando 10,3% aprenderam o considerado adequado pelo movimento.

Além de matemática, o aprendizado em português também apresentou queda, na avaliação feita no terceiro ano do ensino médio, de 2011 para 2013. O percentual de alunos com apredizado adequado passou de 29,2% para 27,2%. "É o terceiro ano consecutivo em que cai o aprendizado em matemática e agora caiu também em português. É um grito de socorro. O ensino médio está piorando no Brasil", avalia a diretora executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz.

O Brasil não tem, oficialmente, metas claras do que deve ser aprendido em cada nível de ensino. O movimento Todos pela Educação estabelece metas para que em 2022, ano do bicentenário da independência do país, seja garantido a todas as crianças e jovens o direito à educação de qualidade. O movimento estabelece também metas intermediárias de aprendizado.

Priscila ressalta que o aprendizado considerado adequado não corresponde a um nível avançado de domínio da disciplina, mas apenas do básico. "Em matemática, são 90% não aprendendo esse básico. Pode parecer exagero, mas de certa forma não é. Estamos negando um futuro digno para eles, que não conseguem ter acesso ao básico da matemática, não conseguem avaliar um contrato de aluguel ou projetar o que pagam de juros em uma prestação. É o básico para viver a vida".

Os dados mostram que no ensino fundamental o quinto ano foi a única etapa que apresentou melhora. Passou de 40% de alunos com aprendizado adequado em português, em 2011, para 45,1% na última avaliação, e de 36,3% em matemática, para 39,5%. No nono ano, o percentual de alunos com aprendizado adequado em 2013 foi 28,7% em português, acima do verificado em 2011 (27%). Em matemática, o indicador apresentou queda, de 16,9% para 16,4%.

Pelos critérios do movimento, nacionalmente o país não cumpriu nenhuma das metas intermediárias, nem mesmo no quinto ano.  No nono ano e no ensino médio, o Brasil não cumpriu nenhuma das metas nem mesmo em nível estadual.

Os números são baseados no resultado da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação Básica (Saeb), aplicados em 2013. Na opinião de Priscilla, os dados mostram que nos anos iniciais do ensino fundamental, do primeiro ao quinto ano, o modelo de ensino adotado pelo país mostra resultados e merece mais investimento, mesmo que a meta não tenha sido cumprida. Isso não ocorre com os modelos adotados nos anos finais, do sexto ao nono ano, e no ensino médio. "É como nadar e morrer na praia. De que adianta melhorar o fundamental 1 e chegar ao fundamental 2 e médio e o aluno não aprender?", pergunta.

Uma das diferenças, segundo ela, é que até o quinto ano, o ensino é mais focado e não há tantas disciplinas quanto até o nono ano e o ensino médio. Ela defende uma reforma de métodos de ensino, que inclua as novas tecnologias, a internet, e também uma revisão do currículo, do que é ensinado em sala de aula. "O currículo é inchado, disperso, tem a ganância de fazer com que o aluno aprenda tudo, enquanto, na verdade, ele não aprende nada".

A Prova Brasil é um dos componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), considerado um importante indicador de qualidade do ensino. O índice vai até dez e é calculado de dois em dois anos. O Ideb de 2013 foi divulgado pelo governo no início do mês. A meta estimada de 4,9 para anos iniciais foi a única cumprida pelo país, que obteve índice de 5,2. O Saeb é feito por amostragem nas redes de ensino e tem foco na gestão dos sistemas educacionais.


(Agencia Brasil)

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

CNM DENUNCIA ATRASOS DE REPASSES DA EDUCAÇÃO

O exercício financeiro de 2014 já está no fim e muitos Municípios ainda não receberam vários repasses da educação. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) denuncia que desde o mês de novembro deste ano, estão atrasados os repasses do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte (PNATE).

A entidade explica que no caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), pela primeira vez, desde a criação do Programa em 1995, os recursos estão atrasados. Até 2013, o repasse foi realizado em uma única parcela anual, entre os meses de maio e junho. Em 2014, até agora o FNDE repassou somente metade do valor devido à conta do PDDE.

Por fim, também há atraso no salário educação, contribuição social paga pelas empresas no valor de 2,5% da folha de pagamento. Até 2013, o repasse foi realizado até o dia 20 de cada mês. Neste ano, esse repasse tem sido efetivado com atraso de 10 a 15 dias.

A Confederação tem recebido inúmeras solicitações de esclarecimentos quanto ao descaso do governo para com os Municípios de todo país. A fim de reforçar seu protesto e reivindicar para que os valores sejam repassados  imediatamente, a CNM encaminhou ofício à Presidência do FNDE, autarquia federal responsável pelo repasse dos recursos desses programas, na tentativa de solucionar os prejuízos causados às finanças municipais. Entretanto, até este momento  não houve retorno oficial.

Não satisfeita com o silêncio do FNDE em esclarecer o atraso, a CNM entrou em contato novamente com esta autarquia, que informou o motivo do atraso ser  de ordem orçamentária sem  data estipulada para a liberação dos recursos.


PRAZO PARA JUSTIFICATIVA ELEITORAL TERMINA SEXTA-FEIRA

O eleitor que não votou no segundo turno das eleições deste ano tem até sexta-feira (26) mês para justificar a ausência nos cartórios eleitorais de sua cidade.

Para resolver a pendência com a Justiça Eleitoral, é preciso apresentar requerimento de justificativa e comprovante do que impossibilitou o comparecimento às urnas.

A Justiça considera cada turno uma eleição. Além de ter o título cancelado, o eleitor fica impedido de tomar posse em cargo público, tirar passaporte e obter empréstimos em bancos oficiais.
 Com informações Cnews

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

RESTAURAÇÃO DA RODOVIA CE 362, NO TRECHO MARTINÓPOLE-GRANJA TEVE INÍCIO ESTA SEMANA

O Governo do Estado do Ceará, através do Departamento Estadual de Rodovias – DER, inicia as obras no trecho Martinópole-Granja. A restauração asfáltica da CE 362 beneficiará os motoristas que fazem a rota Senador Sá, Uruoca, Martinópole, Granja e Camocim.

O trecho a ser pavimentado compreende desde a rotatória da CE-085, no município de Granja até o município de Uruoca, somando aproximadamente 60 km. A obra faz parte do Programa Viário de Integração e Logística – Ceará IV. 
Fonte: Blog Acontece 

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

ESCOLA MURILO BRAGA DE MARTINÓPOLE CONQUISTA PRÊMIO INTERNACIONAL DE PESQUISA



Prof. Pedro Junior exibindo o troféu

Na tarde desta segunda-feira (08), a Escola de Ensino Médio Murilo Braga conquistou o Prêmio Respostas para o Amanhã, recebendo o troféu intitulado: “Prática Educativa Vencedora pelo Júri Popular”. 

A escola de Ensino Médio Murilo Braga, representada pela Diretora Maria Gorete Fontinele, pelo Professor Orientador do Projeto, Pedro Paulo Ferro Júnior e por cinco alunos do 2º ano C do turno da tarde, concorreu com centenas de outras instituições, apresentando o projeto "Ecofiltro: carvão ativado do pecíolo da carnaúba para tratamento d’água". A finalidade é de utilizá-lo como material filtrante da água para o consumo. Nessa última fase da premiação, o projeto da escola de Martinópole foi escolhido entre outros 5 participantes finalistas através de votação pela internet. A escola vencedora, segundo o júri especializado, foi a Tristão de Barros, de Currais Novos (RN). 
 
Além do troféu, a Unidade de ensino será contemplada com a Samsung Smart School, contendo os prêmios abaixo:
50 Tablets - Samsung Galaxy Tab 3 10.1 ou similar; 1 TV 60 polegadas Full HD Samsung; e 1 Notebook Samsung. O Prêmio é uma iniciativa da Samsung com coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. 

Informações: AQUI
Imagem: Facebook Prof. Pedro Junior.