quarta-feira, 30 de outubro de 2013

JAMES BÉL ESTÁ ENTRE OS 30 MELHORES PREFEITOS DO BRASIL.

O prefeito de Martinópole, James Martins, deverá viajar para a Bahia para participar do 10º Congresso Nacional de Prefeitos Municipais, que reunirá os trinta melhores prefeitos do Brasil. James vai receber o Prêmio “JK – Juscelino Kubitschek”. O prefeito foi indicado por fazer uma administração pública transparente, limpa e voltada aos interesses e desejos da comunidade, principal critério que elege os homenageados.

O evento acontecerá de 18 a 20 de novembro de 2013em um dos maiores empreendimentos hoteleiros do país, Costa do Sauípe Resort. Os prefeitos também participarão de palestras, Fórum de ideias e jantares de negócios, que proporcionará aos congressistas uma troca de informações e conhecimentos na área da administração pública.

A 10ª edição é uma realização da Premium Brasil Congressos e Eventos Nacionais. A escolha dos trinta prefeitos levou cerca de seis meses de profunda pesquisa, onde o desenvolvimento do município, projetos e investimentos foram analisados. O Instituto avaliou a gestão de James no foco das ações da Secretaria de Saúde, Educação e Assistência Social. Esta última, instituída pela primeira dama Raphaele.

Sentindo-se honrando com a premiação, James não poderia retribuir de outra forma, se não continuar administrar seu município com dedicação de costume e representar a todos ao partilhar desse grande mérito.

Com informações: Grupo Acontece.

CPI INVESTIGARÁ SUPOSTA COMPRA DE VOTOS FEITA PELO PREFEITO DO CRATO.


A Câmara Municipal do Crato aprovou a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a suposta compra de votos feita pelo prefeito Ronaldo Gomes de Mattos (PMDB), para vereadores desaprovar as contas do ex-prefeito Samuel Araripe (PSDB).
  
O parlamentar teria pago vereadores para desaprovar as contas do ex-prefeito Samuel Araripe.

Com informações: Ceará agora.

ESCOLHIDOS OS 32 MELHORES PREFEITOS DO ESTADO DO CEARÁ

A premiação "Melhores Prefeitos do Ceará de 2012" superou as suas bodas de prata. Ao realizar sua 26ª edição, vai entregar, hoje, os diplomas e troféus aos 32 gestores escolhidos por um colegiado de alto nível, integrado por dirigentes de entidades e municipalistas, formadores de opinião do Ceará. Na ocasião, também será prestada uma homenagem especial ao governador do Estado, Cid Gomes.

A escolha, que acontece há 26 anos, numa promoção da empresa PPE Publicidade Promoções e Eventos obedece uma pauta de requisitos: avanços dos indicadores sociais, transparência das contas públicas, a correta aplicação dos recursos municipais, realizações de obras de infraestrutura e projetos de saúde e educação.

A escolha foi conduzida por uma comissão de jurados formada de jornalistas, municipalistas, reitores de universidades, políticos de destaque nacional, profissionais liberais, diretores de instituições financeiras, entre outros. A apuração dos votos aconteceu num dos auditórios da Assembleia Legislativa do Ceará, e foi presidida pelo Dr. Irapuan Aguiar.

A festa para entrega dos diplomas será hoje, 31 de outubro no Buffet La Maison, em Fortaleza, com a presença do Governador Cid Gomes, Senadores, Deputados e a possível presença da Presidente Dilma Rousseff.

Além Camocim, foram agraciados os prefeitos dos seguintes municípios: Tauá, Maranguape, Brejo Santo, Sobral, Fortaleza, Palhano, São Gonçalo do Amarante, Ocara, Iguatu, Caucaia, Maracanaú, Aracati, Mombaça, Iguatu, Redenção, Milagres, Aracoiaba, Uruburetama, Eusébio, Limoeiro do Norte, Acaraú, Cedro, Fortim, Horizonte, Parambu, Russas, Santa Quitéria, Viçosa do Ceará, Russas, Tururu, Potiretama e Pacatuba.

A apuração deu-se em auditório da Assembleia Legislativa, na terça-feira, 08 de outubro, e ficou concluída às 11h55min. Os demais municípios vitoriosos foram: Maranguape, Brejo Santo e Sobral (23 votos); Fortaleza (20), Palhano e São Gonçalo do Amarante (17); Ocara, Camocim e Caucaia (16); Maracanaú (14), Aracati, Mombaça e Iguatu (13); Redenção e Milagres (12); Aracoiaba, Uruburetama, Eusébio e Limoeiro do Norte (11 votos); empatados com 10 votos: Acaraú, Cedro, Fortim, Horizonte, Parambu, Russas, Santa Quitéria e Viçosa do Ceará, totalizando 28 escolhas. O final foi de certa forma emocionante, pois, quatro prefeitos empataram em 9 votos, fazendo com que a Comissão Apuradora presidida pelo Dr. Irapuan Aguiar colocasse em votação a possibilidade de premiar os quatro em vez de apenas dois, já que estavam rigorosamente iguais em número de votos. A opinião foi acatada pelos demais membros da Comissão, no caso, Dr. Lindolfo Cordeiro, representante da Assembleia, Leonardo Farias, da PPE e responsável pela escrutinação dos votos. Os municípios empatados com 9 votos foram: Russas, Tururu, Potiretama e Pacatuba.

Como foi com os outros – Numa faixa intermediária de votos, tivemos: Campos Sales, Crato e Jaguaribara (com 8 votos); Barbalha, Cascavel, Crateús e Tejuçuoca (com 7 votos); Aquiraz, Beberibe, Paracuru, Penaforte, Pentecoste e Pindoretama (6 votos). Obtiveram 5 votos: Araripe, Cruz, Granja, Guaramiranga, Icó, Mauriti, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Pereiro, Quixadá, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Salitre e São Benedito (5 votos); com quatro votos: Acopiara, Assaré, Banabuiú, Carnaubal, Croatá, General Sampaio, Groaíras, Mauriti, Morada Nova, Nova Olinda, Orós, Pacujá, Pedra Branca, Pires Ferreira, Porteiras, Potengi, Quixeré, Umirim , São João do Jaguaribe, Varjota e Várzea Alegre.

Desempenho fraco – Apurados 3 votos para os gestores de: Altaneira, Barreira, Boa Viagem, Canindé, Caridade, Cariré, Catarina, Chorozinho, Coreaú, Deputado Irapuam Pinheiro, Farias Brito, Forquilha, Frecheirinha, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Icapuí, Independência, Ipu, Reriutaba, Itapipoca, Itarema, Jardim, Jaguaribe, Jucás, Madalena, Marco, Meruoca, Mucambo, Novo Oriente, Santana do Acaraú, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Senado Catunda, Tianguá, Trairi e Ubajara.

Com dois votos – Foram contabilizados dois votos para gestores dos seguintes municípios: Abaiara, Acarape, Aiuaba, Alcântaras, Amontada, Apuiarés, Aratuba, Arneiroz, Aurora, Barro, Bela Cruz, Caririaçu, Chaval, Hidrolândia, Ibiapina, Ibicuitinga, Ipueiras, Iracema, Itaitinga, Itatira, Jaguaruana, Milhã, Miraíma, Moraújo, Morrinhos, Pacoti, Poranga, Quixelô, Saboeiro, São Luís do Curu, Solonópolis e Tarrafas.

Um voto – Os gestores de: Acarape, Antonina do Norte, Baixio, Capistrano, Cariús, Choró, Ererê, Graça, Granjeiro, Ibaretama, Ipaumirim, Irauçuba, Martinópole, Missão Velha, Mulungu, Nova Russas, Pacajus, Paraipaba, Paramoti, Santana do Cariri, Senador Pompeu e Senador Sá.

Incrível, zero voto – Sem dúvida, em 184 municípios com mais de quarenta opções de votos possíveis, os gestores dos municípios a seguir, não obtiveram sequer um voto, é lamentável e preocupante, são eles: Alto Santo, Ararendá, Baturité, Jati, Lavras da Mangabeira, Itapajé, Palmácia e Umari.

Festa dia 31/10 – Será dia 31 vindouro, a partir das 19horas, no La Maison Dunas, a festa pra entrega dos diplomas aos 32 Melhores Prefeitos do Ceará, em 2013. O engenheiro Roberto Farias, em entrevista à Política Especial, na Cidade AM 860, revelou que será feita um homenagem ao governador Cid Gomes, em reconhecimento à sua avaliação, segundo o Data Folha, ele é o Terceiro Melhor do Brasil. Farias está tentando trazer para a festa a Presidenta Dilma Roussef para amadrinhar o seu grande defensor político no Nordeste.

Assessoria de Comunicação.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA APLICADORES DA PROVA BRASIL

Já se encontra aberta as inscrições para aplicadores da Prova Brasil que acontecerá na data de 11 a 22 de novembro, os interessados deverão acessar o endereço eletrônico --- preencha seu cadastro, depois imprima a ficha de inscrição e anexar acompanhado de sua documentação e entregar na crede 04 – Camocim, aos cuidados dos seguintes coordenadores de pólos:

Polo de Camocim: Maria Vanda Pereira dos Santos – Município de Camocim;

Polo de Granja : Júlia Lúcia de Araújo - Municípios de Granja e Martinópole;

Polo de Uruoca: Elenita Mota Lopes - Municipío de Uruoca;

Polo de Barroquinha: Francisco Fábio Ferreira da Costa – Municípios de Barroquinha e Chaval.

Esclarecemos que os interessados deverão atender ao seguinte perfil:

1. Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA:

Ensino Médio completo, no mínimo.

Experiência em magistério nos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 4º), além de experiência comprovada em avaliações externas de estudantes ou sistemas de ensino que utilizam provas para aferição do conhecimento, ou concursos públicos ou vestibulares.

Residir no município sede do Polo.

2. Avaliação Nacional da Educação Básica – ANEB e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – ANRES:

Ensino Médio completo, no mínimo.

Para aplicação nas turmas de 9º ano/8ª série do Ensino Fundamental e de 3º [serie do Ensino Médio: ter experiência comprovada em avaliações externas de estudantes ou sistemas de ensino que utilizam provas para aferição do conhecimento, ou concursos públicos ou vestibulares.

Para aplicação nas turmas de 5ºano/4ª série: ter experiência comprovada em magistério, além de aplicação em avaliações externas de estudantes ou sistemas de ensino que utilizam provas para aferição do conhecimento, ou concursos públicos ou vestibulares.

Residir no município sede do Pólo.

As avaliações serão aplicadas no período de 11 a 21/11/2013. Valores da aplicação:

* Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA - Valor R$ 90,00 e

* Demais avaliações: ANEB e ANRESC- Valor de R$ 70,00.

Fonte: CREDE 04.
 

HORÁRIO DE VERÃO 2013/2014 COMEÇA NO PRÓXIMO DOMINGO (20)

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou o início do horário de verão para as 0 hora do dia 20 de outubro de 2013. Neste período, moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm de adiantar os seus relógios em uma hora.Dados do Operador Nacional do Sistema (ONS) demonstra o sucesso do horário de verão 2012/2013, que gerou redução de 2.477MW no consumo de energia. A medida beneficiou os subsistemas Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Norte, referentes à participação do estado do Tocantins. Essa cifra representa 4,5% da demanda máxima dos três subsistemas e é equivalente a cerca de R$ 200 milhões.Parte dessa economia é gerada pela menor utilização de iluminação artificial nas residências, que representa de 15 a 25% do valor da conta de luz. Todos os anos, durante a transição entre as estações primavera e verão, até o início do outono, os dias ficam duas horas mais longos, com aproximadamente 14 horas de duração. Ou seja, neste ano, em que o horário de verão começa no dia 20 de outubro e segue até 16 de fevereiro, teremos, teoricamente, 118 dias com duas horas a menos de luzes acesas. Para exemplificar, podemos dizer que, para cada lâmpada incandescente de 100 Watts que permanecer essas duas horas a menos por dia em funcionamento, você economizará R$ 9,20, considerando o custo de R$ 0,39 KW/h. Supondo que uma casa possua 10 unidades, a economia será de R$ 92 durante todo o período. O estado da Bahia novamente não fará parte do programa este ano, conforme confirmou o governador baiano, Jaques Wagner. No dia 16 de fevereiro de 2014, os relógios serão atrasados em uma hora, com o fim do horário de verão.
Como ficam os estados:
Com a mudança de horário, os fusos do Brasil se organizam da seguinte forma em relação ao horário da capital do país:
- 2h: os estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia ficam duas horas atrás do horário de Brasília;
- 1h: os estados do Nordeste (inclusive Bahia), Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul continuam com uma hora a menos do que o horário da capital federal;
- 0h: as regiões Sul e Sudeste, mais o estado de Goiás, adotam a mesma hora de Brasília durante o horário de verão.
EBC

sábado, 12 de outubro de 2013

O DIA DO PROFESSOR É COMEMORADO EM 15 DE OUTUBRO.


Durante seu período de formação, esse profissional desenvolve habilidades que o ajudará a lidar com crianças e jovens que estão em fase escolar, como metodologias de trabalho e didática de ensino.

Hoje em dia os professores têm um papel social maior, estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá.

O professor deixou de ser visto como o todo poderoso da sala de aula, o detentor do saber, o dono da razão, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula.

Isso acontece em razão de seu modo de agir, a maneira como conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.

A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.

Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, a escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.

A ideia de fazer do dia um feriado surgiu em São Paulo, com o professor Salomão Becker, que propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências etc.

A reunião foi um sucesso e por este motivo outras escolas passaram a adotar a data, até que ela se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.

Anos depois a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia