A Gestão Pública Municipal tem
inúmeros desafios a serem superados para poder levar a população serviços de
qualidade, o Gestor Público ao compor sua equipe, precisa avaliar competência técnica,
responsabilidade e o nível de conhecimento que sua equipe possui sobre os
principais problemas locais para atender as necessidades sociais da forma mais
correta possível.
A Gestão Pública Municipal
eficiente baseia-se em princípios modernos, em prol da qualidade de vida da
sociedade, e um dos princípios da Nova gestão Pública, ou Gestão Publica
Gerencial é a aplicação do Planejamento Estratégico e sua importância na composição
do quadro de colaboradores.
O Capital Humano, como é
chamado o quadro de funcionários nesse novo modelo de gestão, busca a
valorização das qualidades e competências individuais, por isso é chamado de
capital, porque tem valor e dele depende o bom andamento de toda gestão, a
gestão pública é executada por pessoas para o beneficio de pessoas (sociedade).
Para cumprir bem sua função, a
administração pública – órgãos e entidades – deve possuir, além dos recursos
adequados, o capital humano necessário de modo a atuar com eficiência, eficácia
e efetividade, trazendo para a administração pública significativa melhoria de
seu desempenho.
A sociedade, por sua vez, exige
moralidade, profissionalismo e excelência por parte dos funcionários públicos,
bem como por melhor qualidade de vida e redução das desigualdades sociais. O
cidadão vem deixando, gradualmente, de ser sujeito passivo e passa a exigir, em
níveis progressivos, melhores serviços, respeito à cidadania e mais
transparência, honestidade, economicidade e efetividade no uso dos recursos
públicos.
Levando em consideração as
exigências citadas, a busca pelo aperfeiçoamento e pela profissionalização da
administração pública assume papel fundamental para cumprir com os anseios da
sociedade.
A nova administração pública
tem como foco o atendimento das necessidades do cidadão. Para tanto, são
empregados diversas ferramentas gerenciais, entre elas a mudança na postura
estratégica das organizações públicas, não há mais lugar para o improviso, a
gestão pública exige pessoal qualificado e disposto ao desenvolvimento de um
trabalho de excelência, e é ai que entra o conceito de planejamento na gestão
de um município.
OS TRÊS NÍVEIS DA ESTRUTURA
ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO: Estratégico, Tático e Operacional.
http://www.blogdaqualidade.com.br/a-diferenca-entre-o-planejamento-estrategico-tatico-e-operacional/
http://portal3.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2507576.PDF
http://www.administradores.com.br/artigos/academico/a-aplicacao