sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

MARTINÓPOLE, CAMOCIM, JIJOCA E BARROQUINHA SÃO PREMIADOS NA OBMEP 2015



Martinópole, Camocim, Barroquinha e Jijoca, municípios no Litoral Oeste do Ceará, serão premiados com medalhas e Certificados de Menção Honrosa na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2015). Juntos, eles conquistaram 11 medalhas e 46 menções honrosas graças ao desempenho de seus alunos na Obmep 2015. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (27), no site da competição.

Dos quatro, o mais agraciado será Jijoca de Jericoacoara. O município conquistou uma medalha de prata, uma de bronze e 20 certificados. Em seguida aparecem Camocim, com uma medalha de prata, uma de bronze e 12 certificados; Martinópole, com uma medalha de prata, uma de bronze e 10 certificados; e Barroquinha, que ganhou uma medalha de prata e 4 certificados.

Outras duas cidades da região aparecem entre as premiadas: Chaval, que conquistou uma medalha de bronze e um certificado, e Granja, com apenas sete certificações de Menção Honrosa.

Ainda de acordo com os dados da Obmep 2015, Jijoca de Jericoacoara terá dois professores premiados pela Olimpíada: Francisco das Chagas de Sousa, da EMEF Antonio Dutra de Sousa, e Maria Alice Nascimento, da EMEF Senador Carlos Jereissati. Já na disputa entre as secretaria municipais de Educação, o troféu foi conquistado pela pasta de Barroquinha.
O Ceará conquistou 17 medalhas de ouro. Destas, três foram escolas públicas municipais de Sobral, nove do Colégio Militar de Fortaleza, uma de São Gonçalo do Amarante, uma de Acopiara, uma de Pereiro, uma de Madalena e outra de Itapipoca. O Estado também ganhou 50 medalhas de prata, 148 de bronze e 2.184 certificados de Menção Honrosa.
 

No Brasil, foram premiados 48.784 alunos, sendo 500 com medalhas de ouro, 1.500 com medalhas de prata, 4.501 com medalhas de bronze e 42.283 com menções honrosas. Os prêmios aos 6.501 medalhistas da Obmep 2015 serão entregues em 2016, em datas que serão divulgadas pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Iniciação científica

Os alunos medalhistas na Obmep 2015 serão convidados pelo Impa a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), a ser realizado em 2016, com direito a uma bolsa-auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) no valor de R$ 100 por mês (R$ 1,2 mil por ano).

Obmep 2015

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) atingiu, em 2015, um novo recorde do número de escolas e municípios participantes. Foram inscritos na 11ª edição da Olimpíada 47.582 escolas de 5.538 cidades (o que corresponde a 99.48% dos municípios de todo o país).

Já o número de estudantes inscritos totalizou 17.970,745, sendo os estados com o maior número de participantes São Paulo (com 3.373,019 alunos e 5.847 escolas de 645 municípios) e Minas Gerais (com 1.889,666 alunos e 4.569 escolas de 850 municípios).
A prova da segunda fase foi realizada no dia 12 de setembro em mais de 9 mil centros de aplicação organizados diretamente pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Foram três horas de exame, que é composto de seis questões dissertativas.

A competição

A Olimpíada é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por estudantes do ensino médio.
Criada em 2005, a Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A primeira edição da Olimpíada envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas (localizadas em 93,5% dos municípios brasileiros).

A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Confira todos os resultados da OBMEP 2015 no Ceará AQUI

 http://www.obmep.org.br/

Via Folha Granjense 

 

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