quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O IMPASSE CHEGOU AO FIM?



 Por LUCIANO SILVA




Tenho informações de pessoas da Câmara de vereadores de Martinópole, que a vereadora Rogisla é a legitima presidente da Câmara de vereadores de Martinópole.
Assim sendo, mais uma vez, esperamos que as benções de Deus permitam que os vereadores tenham um ano proveitoso e que as relações entre os Poderes Municipais possam se estreitar e se fortalecer, permitindo a concretização de tudo àquilo que o povo martinopolense deseja, que é a realização do bem estar da população que confiou essa nobre missão naqueles vereadores a quem votaram.

Depois dos atos vergonhosos ocorridos naquela casa e noticiados na mídia, acreditamos que não precisava, o dialogo sempre foi o melhor caminho.
Não encontramos uma palavra que se encaixe para nomear as atitudes daqueles que incitaram os atos de vandalismo. Pessoas sensatas que representam o povo jamais deveriam se envolver em atos de violência, mas sim, o diálogo.


Esperamos que cenas vergonhosas como aquelas divulgadas mundialmente pela mídia não se repitam e que os representantes do povo possam trabalhar em prol dos martinopolenses.
Cuidar do bem estar do nosso povo e investir no desenvolvimento social continua sendo um dos principais a obrigação fundamental do Municipal. E, para alcançar esse objetivo, é de grande relevância o entrosamento entre os Nobres Edis, que tem a missão de fiscalizar e intermediado conquistas para a comunidade colaborado no diálogo e entendimento junto a administração municipal.

O Poder Legislativo Municipal, representado pela Câmara de Vereadores, é um dos que mais se aproxima da comunidade. As Câmaras são compostas por vereadores eleitos pelo povo que deliberam sobre assuntos de interesse do Município. Os vereadores são os representantes da sociedade e devem ser os porta-vozes dos interesses locais. Dentre as funções da Câmara Municipal, é possível destacar:

 - Legislativa: é a função preponderante da Câmara e resume-se na atividade de legislar, ou seja, os vereadores elaboram, discutem e analisam projetos que, após aprovados, se tornam leis municipais, que regulam a administração do Município e a conduta dos munícipes no que se refere aos interesses locais.

 - Fiscalizadora: no papel de fiscalizar, a Câmara deve investigar se foram observados os princípios da legalidade, moralidade, conveniência, bem como os aspectos da econômicos da cidade, operacionalidade e legitimidade, a fim de garantir um governo íntegro, honesto e eficiente, que é o que a sociedade e o povo espera. Basicamente os Vereadores fiscalizam o trabalho do Poder Executivo acompanhando a execução e a observância das leis. Já os aspectos financeiros, contábeis e orçamentários são controlados e fiscalizados com o auxílio do Tribunal de Contas.

 - Julgadora: a Câmara julga as contas do Município, observando se o Executivo está gastando corretamente o dinheiro que é arrecadado.

- Deliberativa: a Câmara organiza seus serviços administrativos, elabora seu Regimento Interno, além de empossar o prefeito e o vice-prefeito municipal.

Uma Câmara de Vereadores como Poder Legislativo é a garantia de liberdade de um povo porque os seus representantes são escolhidos e eleitos pelo voto popular. A Câmara Municipal é a célula da democracia.

Assim, entendemos que somente trabalhando com honestidade, julgando com transparência, probidade e atendendo os anseios da população, será possível realizar tudo aquilo que foi planejado e proposto. Tornando-se uma Câmara Municipal que terá o respeito da população martinopolense.


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

CHUVA EM MARTINÓPOLE E REGIÃO NORTE DO ESTADO


Imagem de Martinópole / Foto: Blog Acontece

Após dias de expectativas, a esperança se renova! O município de Martinópole amanheceu debaixo de chuva na manhã desta sexta-feira (20).

Desde o inicio de fevereiro que chuvas isoladas caíram sobre alguns municípios da região norte do Estado, na tarde de ontem e manhã de hoje, praticamente toda a Região Norte do Ceará foram banhadas.

Em Martinópole, o dia amanheceu trazendo alegria para os martinopolenses e com clima agradabilíssimo.

Saiba mais

Em Granja, no Litoral Oeste, a maior chuva foi em Pessoa Anta, com 22.0mm.  Ainda na região, a Funceme registrou chuvas em Campanário/Uruoca (80.0mm), Camocim (45.00mm), Senador Sá (44.4mm), Moraújo (38.00mm), Uruoca/Sede (27.0mm), Chaval (13.0mm), Barroquinha (12.3mm), Martinópole (12.0mm) e Jericoacoara (6.0mm).Na Serra da Ibiapaba, a maior precipitação foi em Reriutaba (48.0mm). Em seguida aparecem Viçosa do Ceará (44.0mm), Groaíras (42.5mm), Cariré (42.0mm) e Guaraciaba do Norte (40.0mm). Os municípios de Coreaú, Tianguá, Ubajara e Ibiapina registraram, respectivamente, 26.0mm, 22.0mm, 16.8mm e 15.0mm.

Com informações: Funceme


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

PREFEITURA DE MARTINÓPOLE DESENVOLEVE PROJETO DE CAPOEIRA EVITANDO A OCIOSIDADE DOS JOVENS



O esporte é uma importante ferramenta na construção de sonhos e na busca por resultados. Diversos estudiosos transpõem as linhas das quadras nos aspectos técnicos e nos mostram a imprescindível relação desta atividade com a vida real. É do conhecimento de todos, o importante papel do envolvimento com a prática esportiva e o afastamento dos jovens do terrível mundo das drogas, que dissipam milhares de vidas, ano após ano.
A Prefeitura de Martinópole através das secretarias de Assistência Social, em parceria com outras secretarias como esporte, cultura, lazer, educação e saúde do município, desenvolve no município ações que buscam incentivar a formação da hábitos sadios, evitando a ociosidade, a prevenção ao uso de drogas e outras situações que ocasionem vulnerabilidades.


Segundo o mestre Avila as aulas são gratuitas e acontecem todas as terças feiras no Centro Cultural e Esportivo da cidade. As aulas funcionam nos tres turnos: manhã das 09hs as 10hs, tarde 14:30hs as 15:30hs  e roda de capoeira a noite as 19hs horas.


Um dos principais objetivos do projeto é retirar as crianças e adolescentes das ruas, preenchendo o tempo ocioso com atividades esportivas e contribuir para a formação de um cidadão com caráter e dignidade, respeitando a si próprio e ao próximo.

O referido projeto acontece desde os primeiros meses da administração Juntos Podemos Mais, os alunos participantes são graduados com reconhecimento da federação cearense de capoeira. Esta é mais uma iniciativa do Prefeito James Bel que vem sempre trabalhando na melhoria do social em Martinópole. 

Fonte: Martinopole Acontece