A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de
Educação, garantiu o direito dos professores de terem um terço da carga horária
semanal para planejamento de aulas e aperfeiçoamento pedagógico. A informação
foi dada pelo secretário municipal da Educação, Professor Aderaldo, em reunião
com os gestores das escolas do município.
Segundo informações obtidas pela nossa produção, os
professores do Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano da rede municipal de
educação, já estão com a carga horária definida. Com a implantação de 1/3,
muitos professores foram realocados para assumir a demanda.
A atual gestão está garantindo o cumprimento da Lei do Piso
(Nº 11.738), de 2008, que destina 1/3 da carga horária da categoria à
realização de atividades extraclasses.
Os professores
classificam a medida como “extremamente importante”, por possibilitar melhorias
na educação a partir da garantia de terem mais tempo para se qualificar,
planejar e se informar. Os professores passam a ter mais qualidade de vida e,
ao mesmo tempo, a desempenhar melhor suas funções, em benefício do aluno e da
educação.
APLICAÇÃO DA LEI
Com a adoção da medida, os professores terão um dia e meio
por semana fora da sala de aula para planejar atividades pedagógicas, realizar
estudos individuais ou coletivos, organizar os materiais didáticos e participar
de formações pedagógicas para favorecer a capacitação contínua na própria
escola. A destinação do tempo para
atividades extraclasses dependerá da quantidade de horas que o professor dedica
à rede.
A professora Cristiane Cabral, atualmente gerente do PAIC no
município, afirmou que os professores do Ensino Infantil têm apenas 1/4 do
tempo para realizar os trabalhos extraclasses, porém os mesmos contam com um
professor auxiliar. “Nós fizemos tudo aquilo que estava dentro das
possibilidades do município na aplicação desse um terço. Mas foi um avanço
termos conquistado esse tempo para todos os professores do Ensino Fundamental”,
disse.
Para a professora Franciane Arruda, que trabalha em apoio à
gestão na SME, a medida só traz benefícios ao corpo docente e discente. “Em um
tempo em que as escolas não são mais atrativas para as crianças e jovens, a
destinação deste tempo para o corpo docente estudar e pesquisar métodos mais
dinâmicos para tornarem suas aulas mais atrativas só beneficia a todos. A ação veio em boa hora”, avaliou.